Nesta segunda-feira, 24, o desembargador Raimundo Melo declarou nula a eleição para a formação da lista tríplice para escolha do reitor da Universidade Estadual do Maranhão, ocorrida no ano de 2010.
A anulação das eleições deu-se em uma decisão originada de mandado de segurança, onde uma professora concorrente para o cargo de reitora questionou a impossibilidade de o atual reitor – José Augusto Silva Oliveira – participar do processo eleitoral, em razão de ele já ter ocupado o cargo por duas vezes seguidas, sendo vedado um terceiro mandado subsequente aos dois primeiros.
Na decisão, em caráter liminar, o desembargador ressaltou que o atual Reitor já exerceu os dois mandados autorizados pela lei, de forma subsequente, situação que impede a sua reeleição e a própria candidatura, nos termos da legislação estadual da UEMA, reconhecendo assim a ilegalidade no ato impugnado.
“Com o fim do segundo mandado, o atual reitor tornou-se impedido de concorrer às ditas eleições. O fato de ele ter participado e ter sido escolhido para o cargo tornou a nula, pelo que, deve ser reconhecido e assegurado”, declarou o magistrado.
Fica anulado o ato de nomeação do reitor, José Augusto Silva Oliveira, e do vice-reitor, Gustavo Pereira da Costa, e ainda determina a nomeação de um reitor Interino, para, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, realizar uma nova eleição da mesa diretora da Universidade Estadual do Maranhão.
A decisão do desembargador Melo, entretanto, possui caráter provisório, em razão de ter sido proferida em sede de liminar e ainda cabe recurso da parte interessada, tendo sido estipulado o prazo de 48 horas para que a Governadora do Estado do Maranhão, autoridade contra a qual foi impetrado mandado de segurança, a cumpra.
(Asscom / TJMA)
(Publicado em 25/01/2011 no Jornal Pequeno)
Somos acadêmicos do curso de História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão na cidade de Arari, temos como objetivo fazer deste espaço um ambiente propício para dialogarmos sobre as mais diversas temáticas na área de ciências humanas e atualidades, mas focando atenção especial à perspectiva histórica. A todos interessados, sejam bem vindos e convidados a dividir conosco o sabor deste blog.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
CONHECER FAZ BEM!!!
ARQUIVO PÚBLICO
O Arquivo Público do Maranhão foi criado pelo Decreto nº 339, de 14 de novembro de 1932 e recriado em 1978, sendo inaugurada a sede definitiva, instalada em casarão do século XIX em São Luís. Tem sob sua guarda o maior acervo documental do Estado, oriundo da Secretaria de Governo (1750-1914) e suas sucessoras (1914-1975) e do Arquivo da Secretaria de Polícia (1842-1962). Está constituído por 1 Km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e jornais. Recentemente foi reformado, sendo informatizado e climatizado, garantindo, ao público usuário, melhor comodidade e conforto.
Visita ao Arquivo Público do Maranhão
MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO
O prédio onde está localizado o Museu Histórico e Artístico do Maranhão foi construído em 1836 para servir de moradia para a família Gomes de Souza. Com o passar dos anos teve outros proprietário, como Luiz e Arthur de Azevedo, que utilizaram o espaço para a divulgação de suas obras.
O acervo do museu é constituído de peças que transmitem ao visitante detalhes da época, como objetos de porcelana, vidros, cristais e mobília maranhense do século XIX do início do século XX.
Visita ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
A dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza
Bem vindos ao blog dos acadêmicos de História da Universidade Estadual do Maranhão em Arari
Assinar:
Postagens (Atom)